AIC forma profissionais de audiovisual e promove sessões abertas ao público

Cada vez mais, aqueles que passam pela bucólica Rua Martins Ferreira, em Botafogo, associam o casarão histórico do número 77 ao universo do audiovisual. Nesse endereço, desde 2015, funciona a unidade carioca da Academia Internacional de Cinema (AIC). Criada há 14 anos, a instituição forma, no Rio e em São Paulo, especialistas nas mais diversas ramificações do setor.

Tombada pelo Patrimônio Histórico, a construção foi restaurada e adaptada para receber quem deseja trabalhar diante e por trás das câmeras. Em estúdio profissional, ilhas de edição e salas de aula com telão, projetores e equipamentos de som, a AIC oferece 30 cursos (de roteiro a distribuição), oficinas e intensivos de férias.

A instituição, observa a coordenadora Acadêmica, Clarissa Nanchery, também realiza palestras abertas ao público. Beto Brant, documentarista de “Pitanga”, Laís Bodansky, diretora de “Como Nossos Pais”, e Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio, são alguns dos nomes que já compartilharam sua experiência profissional no casarão.

O primeiro semestre de cada ano começa com a “Semana de Orientação”, em que figuras conceituadas destacam pontos relevantes de sua trajetória no audiovi­sual. Wagner Moura, por exemplo, falou sobre o trabalho como ator e a experiência na cadeira de diretor, com o filme sobre a vida de Carlos Marighella. Já no segundo semestre, acontece a “Semana de Cinema e Mercado”, que em 2018 registrou debates com a presença de personalidades como Breno Silveira, sócio da Conspiração e diretor de “2 filhos de Francisco”; e Sergio Goldenberg, roteirista da TV Globo.

Além disso, duas vezes por ano um cineasta é homenageado pela Academia, incluindo sessões em torno de sua obra. “Nossos professores são atuantes no mercado, e os filmes dos alunos vêm participando de importantes mostras e festivais. A proposta é firmar a AIC como referência cultural no Rio. Num ambiente acolhedor, promovemos atividades abertas ao público, como o cineclube, por exemplo”, complementa Clarissa Nanchery.

Academia Internacional de Cinema
Segunda a sexta, das 8h30 às 22h30; sábado, das 9h às 17h
Rua Martins Ferreira, 77 – Botafogo
Tel.: (21) 2537-8183