Aulas no Posto 6 promovem integração social e consciência ecológica

O Projeto Natação no Mar vai muito além de apenas ensinar umas boas braçadas. Tocado por profissionais voluntários, com liderança do professor e atleta olímpico Luiz Lima, eles utilizam as águas azuis da praia de Copacabana como meio para promover um trabalho mais amplo de caráter social. A ação completará 10 anos em abril, sem nenhum custo para os participantes, já que é mantida por parcerias com as iniciativas pública e privada.

Estudantes, pescadores, adultos e integrantes da terceira idade fazem as aulas juntos, pois não há distinção entre os aprendizes. Existe somente uma divisão de acordo com os três níveis – iniciação, intermediário e avançado. São 30 alunos em cada turma, duas vezes por semana, em quatro horários. A equipe de professores, composta por profissionais qualificados de educação física e bombeiros, ensina técnicas de natação, salvamento, treinamento para maratonas aquáticas, primeiros socorros e conhecimentos básicos sobre correntes, ventos e marés.

O projeto busca melhorar a qualidade de vida dos participantes, desenvolvendo a consciência ecológica, prevenindo acidentes no mar e promovendo a integração social. Além das aulas, há uma série de atividades complementares, como palestras acerca do meio ambiente e oficinas de reciclagem de lixo. Os alunos são incentivados a disputar travessias aquáticas, e alguns já conquistaram excelentes resultados em competições locais, estaduais e nacionais, ajudando a disseminar a prática.

Projeto Natação no Mar
Terças e quintas, em diversos horários –
Praia de Copacabana, em frente ao Posto 6
Contato: natacaonomar.copacabana@gmail.com