Uma viagem à boêmia do começo do século XX

Nada como conversar com amigos em um bom botequim, tomando uma cerveja gelada, emborcada com tira-gostos de alta qualidade. Isso fica ainda melhor se o ambiente remeter ao Rio do início do século XX. Gostou da ideia? Então é só ir a Santa Teresa e procurar o Armazém São Thiago, também conhecido como Bar do Gomez.

Fundado pelo imigrante espanhol Jesus Pose Garcia, o estabelecimento — cujo nome se deve a Santiago de Compostela, cidade próxima a San Cristobal de Corneira, terra natal do proprietário — começou como um armazém sofisticado em 1919. Vendia vinhos importados, bacalhau e azeites espanhóis e portugueses, atendendo a famílias tradicionais do bairro. Com o advento das redes de supermercados, que tinham preços abaixo dos praticados no local, o Armazém foi se convertendo em
um botequim.

Ao passar do tempo, algumas de suas composições estéticas foram se perdendo, até que, em meados de 2005, houve uma reforma no intuito de recuperar a arquitetura da época da inauguração. Fotos e documentos datados de 1923 ajudaram
a restauração de todos os móveis e utensílios. À época, uma das características do atual Bar do Gomez — como ficou conhecido após a chegada à casa do sobrinho de Garcia, José Gomez Cantorna, em 1955 — era vender fiado (os clientes tinham suas despesas anotadas num caderninho para pagamento no fim do mês). Isso acontecia com frequência, porque os habitués locais se tornavam amigos de Seu Gomez. Mas como diz o ditado “amigos, amigos, negócios à parte”, a prática acabou, e uma placa com os dizeres “fiado nunca mais” garante o fim do pendura.

As mesas espalhadas pelo salão abrigam tribos diversas, desde fregueses antigos a jovens e turistas atraídos pela cena retrô do bar. Ali está, como o próprio site do Armazém São Thiago define, “o verdadeiro espírito de um botequim (…), que resulta sempre em uma conversa descontraída e uma forma especial de conhecer melhor um dos bairros mais bucólicos e boêmios da cidade do Rio de Janeiro”. Lá, você pode degustar tacos de bacalhau do Porto fritos no azeite, truta defumada com torradas, carne seca acebolada com aipim frito, bacalhau à negreira, croquete alemão, camarão frito com molho tártaro e linguiça Salamanca (tipo espanhola), entre outras delícias.

Armazém São Thiago
Segunda a sábado, das 12h a 0h
Domingo das 12h às 22h
Rua Áurea, 26 – Santa Teresa
Tel: (21) 2232-0822