Área de mata densa e programação ambiental variada no Humaitá

Quase um quintal das casas no entorno – assim é o Parque do Martelo. Desconhecido da maior parte dos cariocas, o refúgio verde em meio à cidade nasceu do empenho dos moradores da região, que administram o local por meio da Associação de Moradores do Alto Humaitá (AMAH). O portão de madeira não deixa antever os 16 mil metros quadrados de mata densa do local, que conta ainda com parquinho para crianças e equipamentos de ginástica, além de uma extensa agenda de atividades.

O nome foi escolhido em homenagem ao sapo martelo, que costumava habitar a região. Não é mais possível encontrá-lo, mas a área permanece o lar de outros animais como o macaco prego, miquinhos, borboletas, calanguinhos, maritacas, tucanos e inúmeros pássaros. A flora também não deixa nada a dever, com diversas espécies nativas e árvores frutíferas, entre elas goiabeira, jaqueira, tangerineira, abacateiro, limoeiro, mangueira, bananeira, jabuticabeira, cajueiro e mamoeiro.

Um dos principais projetos é a horta comunitária, mantida com o apoio de voluntários que participam de um mutirão mensal organizado pela AMAH. Tanto a hortinha quanto as plantas do parque são adubadas pelo composto orgânico produzido in loco. No pátio de compostagem já foram tratadas mais de 50 toneladas de resíduos, evitando-se, assim, a emissão de mais de 38 toneladas de CO2. Para completar, às quintas-feiras acontece uma feira de produtos orgânicos.

As crianças se esbaldam no parquinho, com um brinquedão de madeira em formato de casinha, escorregador, balanço, gira-gira, castelinho e cavalinhos de plástico. Atividades de contação de histórias e musicalização para bebês também são, esporadicamente, promovidas no local. Piqueniques e aniversários infantis, além de outros eventos, podem ser promovidos ali, desde que reservados com antecedência: a procura é grande! Existem ainda duas trilhas que oferecem uma bela vista para o Cristo Redentor, a Lagoa e o mar de Ipanema. Deve-se, porém, procurar o zelador do parque, no intuito de obter informação sobre as condições dos caminhos. A dica é conferir na página do Facebook a programação completa de atividades.

Parque do Martelo
Segunda a sábado, das 8h30 às 13h45;
domingos e feriados, das 9h às 14h
Rua Miguel Pereira, 41 – Humaitá
Tel.: (21) 2527-0177