Uma viagem ao espaço sem sair de Santa Cruz

Quem nunca pensou em fazer um passeio ao espaço sideral? Para crianças e adultos que adoram cosmologia e astronomia, a visita a um observatório da movimentação do sistema solar é sempre um programaço. A maioria das pessoas ignora, mas há no Rio um anfiteatro com um dos mais modernos sistemas de projeção digital da América Latina: o Planetário de Santa Cruz, numa área de 1.500 m2, ostentando uma cúpula de 12 metros de diâmetro.

O visitante poderá reconhecer as estrelas e planetas em um céu criado artificialmente e participar de uma emocionante viagem espacial simulada, com incríveis efeitos de imagem e som, a partir de um domo semiesférico. O local – que reproduz o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude e em todas as épocas do ano –, inaugurado em 2008, também é perfeito a que estudantes e professores desenvolvam seus conhecimentos na área de astronomia e ciências afins. São oferecidos diversos tipos de atividades que atendem às necessidades e interesses de cada grupo. Tudo isso coordenado por profissionais altamente capacitados.

Além das Sessões de Cúpula, o Planetário abre ao público visitas às exposições. Em Santa Cruz, estão disponíveis as obras “14 Bis”, “O Sistema Solar” e “Astronomia na Escola”, além do Museu de Ideias (localizado na Cidade das Crianças), totalmente voltado à abordagem científica e à oferta de lazer cultural de qualidade na Zona Oeste para todas as idades. Ele abriga a mostra “Filhos do Sol, Filhos da Lua, o Céu e o Tempo para os Povos Nativos das Américas”, contemplando a cultura dos povos indígenas. Está dividida em três áreas: os calendários, a relação entre o céu e a Terra e a etnoastronomia no Brasil.

A visita às exposições e Sessões de Cúpula são disponibilizadas para grupos de, no mínimo, 15 pessoas, mediante agendamento prévio, que deve ser feito de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Planetário de Santa Cruz
Km 1 da Rodovia Rio-Santos
Tel: (21) 2088-0537