Há muito tempo nas águas da Guanabara…

Para apreciar detalhadamente o recôncavo da Baía de Guanabara, basta ingressar num Passeio marítimo a bordo da embarcação Rei Tomás – ou do tradicional Rebocador Laurindo Pitta, quando houver passado por manutenção completa. Com o auxílio luxuoso de um guia especializado, cariocas e visitantes nacionais e estrangeiros desvendam aspectos inusitados de importantes pontos históricos e turísticos do Rio e da vizinha Niterói, na outra margem da Baía.

A partir do Espaço Cultural da Marinha (ECM), no Centro, os navegantes cruzam a Estação das Barcas e o Aeroporto Santos Dumont. Então avistam a Escola Naval e desfrutam de um dos mais belos roteiros da cidade, que inclui Aterro do Flamengo, Pão de Açúcar, Fortaleza de São João e Ilha da Laje. Em seguida, chega-se a Niterói, onde estão a Fortaleza de Santa Cruz, o Museu de Arte Contemporânea, a Ilha de Boa Viagem e lindas praias. Na volta, o barco passa pelas Ilhas das Enxadas, Fiscal e das Cobras, totalizando uma hora e 20 minutos de muita emoção e conhecimento sobre relevantes momentos da história do Rio e do Brasil.

Outra opção é fazer o passeio circunscrito à Ilha Fiscal. Nesse caso, a jornada dura cerca de duas horas, a partir igualmente de uma embarcação da Marinha, até a famosa edificação que foi palco do “Último baile do Império”, ocorrido em 9 de novembro de 1889, poucos dias antes da Proclamação da República. Até 1913, a Ilha Fiscal integrava o Ministério da Fazenda – hoje faz parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha e tem como um dos pontos altos da sua visita o Torreão e a Ala do Cerimonial. Exposições temporárias, retratando a participação do ramo das Forças Armadas responsável pelas operações navais no desenvolvimento socioeconômico do País, também constam da programação. É ou não é um baile de história na Baía?

Passeio marítimo
Baía de Guanabara: quinta a domingo, saídas às 13h15 e às 15h
Ilha Fiscal: quinta a domingo, saídas às 12h30, 14h e 15h30
Espaço Cultural da Marinha: Avenida Alfred Agache, 215 – Centro
Tel.: (21) 2532-5992