Paredes exibem imagens de santos, brasões de times e até detalhes em ouro

Na Rua da Passagem, em Botafogo, uma esquina se tornou um must para quem busca peças de construção ou decoração originais. É a que abriga a Azulejos Antigos, que desde 1970 fabrica manualmente azulejos, ladrilhos hidráulicos, louças, pisos, calhas e pastilhas que estão fora de linha. O cliente pode também alterar cores ou até mesmo encomendar modelos específicos.

No quesito azulejos, os mais procurados são os coloniais em tons azuis. Mas há os coloridos, os de peixinhos, em formato de mosaicos, temáticos e pintados à mão. As pessoas mais ligadas à religião vão encontrar os que exibem imagens de santos. E quem curte barzinho e futebol tem à disposição peças inspiradas em rótulos de cerveja e com brasões e mascotes de times. Na categoria “é luxo só”, brilham os confeccionados com detalhes em ouro. Estes, para que se tenha uma ideia de grandeza, saem por R$ 4 mil o metro, enquanto o branco simples está na faixa de R$ 240.

A ideia para tantas opções surgiu diante de um mercado percebido em outros estados, sobretudo São Paulo, que, diferentemente do Rio, já contava com ofertas de azulejos originais há meio século. Como na praça carioca também havia demanda por essas peças, a loja de Botafogo decidiu investir em azulejos velhos e montar um estoque de produtos criados desde os anos 60. Algumas modelagens de sucesso ganham réplicas de acordo com a procura. Mas mesmo com esse olhar para o passado, a loja mantém um pé na modernidade, acompanhando o que rola em termos de novas tendências.

Azulejos Antigos
Rua da Passagem, 137 – Botafogo
Tel: (21) 2275-9146