Escola Municipal Uruguai apresenta o gênero musical como potência política

Fruto dos últimos suspiros da República Velha, a Escola Municipal Uruguai foi um marco na história de Benfica — localidade vizinha ao Bairro Imperial de São Cristóvão, com forte presença de operários. Inspirada em matrizes ibéricas a unidade escolar é uma vultosa construção que se destaca, até os dias de hoje, nos contornos da Rua Ana Neri, uma das vias mais movimentadas da região.

Típico exemplar das chamadas “escolas-monumento”, ela começou a funcionar em 1930, durante a gestão do prefeito Antônio da Silva Prado Júnior. Na fachada, dois painéis simetricamente colocados apresentam os mapas do Brasil e do então Distrito Federal. Seus arcos, varandas e azulejos remetem ao passado luso-brasileiro, em um bairro que sofreu forte influência de imigrantes portugueses.

Naquela época, os dirigentes da Primeira República queriam mostrar, de modo simbólico, a importância do sistema de ensino dentro de seu projeto de governo. As escolasmonumento visavam à superação da imagem de atraso do Brasil. Sob princípios libertadores, a Uruguai recebeu como patrono o general José Gervásio Artigas — grande revolucionário que lutou pela independência daquele país.

Hoje, a promessa inicial permanece no projeto político-pedagógico da instituição. O currículo dos estudantes é enriquecido pela inserção de temas transversais como mercado de trabalho, família, combate ao racismo, autoestima e saúde, violência e combate às drogas, entre outros.

As concepções libertárias se consolidam, também, em ações educativas que trabalham o samba para além do viés cultural. O gênero musical é apresentado aos adolescentes como potência política e econômica à população da região.

Distribuído por turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano), um conjunto de 840 alunos preenche com energia as instalações suntuosas do edifício de estilo neocolonial. A unidade de ensino, em seus 87 anos, mantém vivos o patrimônio cultural da cidade e os ideais do potencial de transformação da educação.

Escola Municipal Uruguai
Rua Ana Neri, 192 – Benfica
Tel: (21) 2589-3478 e 3890-0512