Da Vila Militar ao Parque Radical do Rio, um banho de história e diversão

Um tour por essa região da Zona Norte é uma aula magna de história. Deodoro é o bairro por excelência dos militares – abrigando 60 mil integrantes, o maior contingente da América Latina. Isto se explica pelo fato de, na primeira década do século XX, o Banco do Brasil ter arrematado em leilão as terras do Engenho Sapopemba e da Fazenda Gericinó e as repassado ao Ministério da Guerra. Nelas, seria instalada a Vila Militar, que começou a ser construída em 1908. Três anos depois, fundou-se o pioneiro Aeroclube do Brasil, que tinha Santos Dumont como presidente honorário e, posteriormente, originaria a primeira base aérea do País, a de Campo dos Afonsos. Em 1915, surgiriam as casinhas residenciais, hoje em torno de 4.500 unidades.

A estação ferroviária Sapopemba, inaugurada em 1859 e que tem a peculiaridade de ostentar um prédio em forma de castelo, foi uma das primeiras da cidade. Hoje, calcula-se que nada menos que a metade dos cerca de 10 mil habitantes do bairro more no grandioso conjunto habitacional Getúlio Vargas. Inaugurado em 1954 para contemplar trabalhadores de baixa renda, o monumental conjunto é impactante pela extensão de seus blocos e suas linhas sinuosas, ao refletir os traços modernistas do francês Le Corbusier, com vastas áreas de uso comunitário e moradias reduzidas a funções essenciais.

Com patrulhamento 24 horas e totalmente arborizado, o bairro oferece 2,5 milhões km2 para caminhadas, corridas, pedaladas e skate. O espaço de lazer aumentou ainda mais a partir da inauguração, em 2006, do Parque das Vizinhanças Dias Gomes, o popular “Piscinão de Deodoro”. Além da piscina de adultos para cinco mil pessoas e a infantil, para 3 mil, a imensa área verde disponibiliza churrasqueiras aos frequentadores e, também, práticas esportivas gratuitas, como natação, hidroginástica, vôlei e futsal. A realização de grandes eventos na região – Jogos Pan-Americanos de 2007, Jogos Mundiais Militares de 2011 e Jogos Olímpicos de Verão de 2016 – propulsionou a construção do Complexo Esportivo de Deodoro na Vila Militar, atualmente aberto ao público como Parque Radical do Rio.

Deodoro
Principais acessos: Avenida Brasil, Avenida Duque de Caxias, Estrada Marechal Alencastro e Estrada do Camboatá