Loja de fantasias tem de tudo para agradar até o mais criativo dos foliões

Lá se vão 103 anos desde que a amizade entre dois imigrantes lusos deu origem à Casa Turuna, tradicional loja de tecidos e fantasias no coração da Saara. O primeiro endereço, entretanto, remonta à Praça XI, lugar por excelência de desfile de cordões carnavalescos no começo do século passado. A partir da década de 1940, com a reurbanização do espaço para a passagem da Avenida Presidente Vargas, a loja migrou para a Rua Senhor dos Passos, onde está até hoje.

O nome Turuna veio de um bloco que brincava na Praça XI, além de ser o apelido de um dos donos da loja. De acordo com o vocabulário da época, a palavra significava valentão. O filho de um dos proprietários se casou com a filha do sócio pai dele, transformando em uma só a família de origem da Turuna. Quem comanda atualmente o local é Marcelo Servos, que representa a quarta geração dos imigrantes portugueses que fundaram a casa. No que depender dele, o estabelecimento ainda terá muitos anos de vida, embelezando e colorindo os foliões do carnaval carioca.

Com a volta da popularidade dos blocos de rua nos últimos anos, a Casa Turuna ganhou novo fôlego para seguir como referência no segmento. Lá, encontram-se fantasias completas, adereços e tecidos para customizar o seu próprio traje, dentro de uma ampla variedade de cores, texturas e acabamentos. E, assim, a “valentona” Turuna vai resistindo aos novos tempos desde antigos carnavais.

Casa Turuna
Segunda a sexta, das 8h30 às 18h30; sábado, das 8h30 às 14h30
Rua Senhor dos Passos, 124 – Centro
Tel.: (21) 2509-3908