Parque além-mar revela uma explosão de cartões-postais

Cariocas fanáticos costumam dizer que a vista para o Rio de Janeiro é o que as terras fundadas pelo cacique Arariboia tem de mais bonito. Quem desejar conferir essa máxima não pode deixar de ir ao Parque da Cidade de Niterói, onde um mirante proporciona a visão panorâmica da Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Pedra da Gávea, entre outros pontos famosos. O acesso ao parque pode se dar por carro, bike ou a pé. As duas últimas opções exigem um bom preparo físico, pois as subidas são bastante íngremes.

Inaugurado em 1976, o espaço se localiza em uma área de preservação ambiental (APA), no alto do Morro da Viração, em São Francisco. Atrai os mais diversos públicos, desde famílias inteiras até aventureiros que vão se “jogar”, literalmente, de parapente, a partir de uma das duas rampas de salto (é possível fazer um voo com instrutores) ou caminhar pelas trilhas. Por volta das 17h30, aumenta a quantidade de pessoas na pista de parapente. Ciclistas, turistas nacionais e estrangeiros, casais apaixonados, todo mundo assiste boquiaberto ao sol se escondendo no horizonte. Os fotógrafos mais experientes também frequentam o local em busca do melhor ângulo para o registro.

Outros esportes chamam a atenção e garantem boas doses de adrenalina e endorfina, como o Downhill, o Enduro/All Mountain e o XC. As pistas compartilhadas tornam a atuação dos atletas eletrizante. Às vezes, há aulas de ioga para deixar o pessoal mais concentrado e relaxado. Nos finais de semana, o programa pode incluir um café da manhã de dar água na boca – e diante daquela vista cinematográfica. O restaurante Sierra & Mar oferece um buffet, a preço fixo, com delícias preparadas na hora, como tapiocas e omeletes recheadas à escolha do cliente.

É possível chegar ao parque de carro, a partir da Rotatória Quintino Bocaiúva, no final da Praia de São Francisco/Charitas, seguindo a Avenida Taubaté até o final e virando à esquerda, onde uma placa indica o início da subida, que dura apenas cinco minutos. De ônibus, pode-se pegar qualquer um que vá até o fim da praia e, depois, percorrer a pé o mesmo trajeto – íngreme e com curvas fechadas, que exige uma caminhada de cerca de vinte minutos.

Parque da Cidade de Niterói
Diariamente, das 7h às 18h (no verão fecha às 19h)
Estrada da Viração, s/n° – São Francisco, Niterói
Tels: (21) 2711-3266 e 0800-282-7755