As flechas voam pelos céus dos vários clubes da cidade

Nem só de futebol e surf vive a atividade esportiva carioca. Em clubes espalhados pela cidade resiste o tiro com arco, modalidade olímpica inspirada na prática milenar de caça com arco e flecha. Sua chegada ao país se deu pela Cidade Maravilhosa, mais precisamente pelas mãos do comissário de voo português Adolpho Porta, que trouxe os primeiros equipamentos e logo apresentou a novidade ao Fluminense Futebol Clube. Desde então, lá pelos idos de 1950, o esporte cativou adeptos — são em torno de 200 praticantes — que alçaram o Rio a uma posição de destaque, sendo, atualmente, o primeiro estado do país com mais atletas na seleção brasileira.

Os principais torneios são indoor, realizados em ginásios; outdoor, em campo aberto; e field, específico para florestas, trazendo o bônus extra de uma maior integração com a natureza. O esporte é conhecido por gerar benefícios como o aumento do vigor físico e o desenvolvimento da assertividade, da concentração e do equilíbrio corporal, fundamentais para um bom tiro. Além disso, constitui uma atividade ideal para ser praticada em família. Nas escolas especializadas, é comum a presença de crianças a partir dos 10 anos. Para essa faixa, o tiro com arco auxilia no aperfeiçoamento de habilidades motoras e na capacidade de foco.

Entre as peças individuais necessárias para a iniciação no esporte estão — além do arco e da flecha, naturalmente — a dedeira (proteção para os dedos que puxam a corda do arco), o estabilizador (que ajuda a reduzir vibrações no momento de atirar) e a aljava (espécie de bolsa presa à cintura para armazenar as flechas). Com esse equipamento em mãos, já se torna possível treinar jogadas como a Robin Hood, considerada uma das mais difíceis da modalidade. Ela é inspirada no lendário herói, por consistir no arremesso de uma flecha sobre outra flecha, com força suficiente para destruí-la.

Tiro com arco
Archeria Carioca:
Rua Smith de Vasconcellos, 30 – Cosme Velho
Tel: (21) 2556-0319
Associação Atlética Portuguesa:
Rua Haroldo Lobo, 400 – Portuguesa –
Ilha do Governador. Tel: (21) 99785-1373
Club Municipal:
Rua Haddock Lobo, 359 – Tijuca
Tel: (21) 99492-7661