Galerias funcionam dentro de hospital psiquiátrico

O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, em Jacarepaguá, é o único do gênero que organiza suas exposições em três galerias instaladas nas dependências de um hospital psiquiátrico. O espaço se destina a preservar 806 obras do filho de escravos internado na primeira metade do século XX, sob o diagnóstico de esquizofrenia.

Apesar de nunca ter frequentado uma escola de pintura, Arthur Bispo do Rosário desenvolveu seu próprio modelo estético – frequentemente comparado ao francês Marcel Duchamp –, suscitando o debate acerca da fronteira entre a arte e a insanidade. Seu trabalho mais conhecido é o “Manto da Apresentação”, que na ótica do autor revelaria a vestimenta que ele deveria trajar no dia do Juízo Final.

O museu em sua homenagem foi aberto há 35 anos dentro do Complexo da Colônia Juliano Moreira, unidade manicomial fundada em 1935 e que ainda hoje disponibiliza os tratamentos médicos, aliados às atividades culturais. Além das exposições – que promovem um importante diálogo entre arte e psiquiatria, incluindo mostras de outros artistas –, o espaço desenvolve projetos como o Ateliê Gaia, que incentiva o trabalho lúdico dos usuários dos serviços de saúde mental.

Há, também, iniciativas em parceria com escolas das redes pública e privada, educadores, agentes de saúde e famílias da Zona Oeste, visando ampliar as práticas pedagógicas da arte por meio do desenvolvimento de ações que produzam relações de pertencimento e o despertar de novos sentidos. “Existe uma potência na arte como transformação”, explica Raquel Fernandes, diretora do museu, que mantém ainda a Escola Livre de Artes, com a oferta de cursos gratuitos, voltados à inclusão da comunidade do entorno.

Os visitantes do museu são convidados a uma caminhada cultural, em percursos criativos que incentivam a exploração do território nas cercanias da instituição e a descoberta do patrimônio histórico, arquitetônico e natural do entorno do Complexo.

Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea
De terça a domingo, das 10h às 17h
Estrada Rodrigues Caldas, 3.400 –
Taquara, Jacarepaguá
Tel: (21) 3432-2402