Museu no Engenho de Dentro expõe obras de pacientes com transtornos mentais

Inaugurado em 1952, o Museu de Imagens do Inconsciente, no bairro do Engenho de Dentro, abriga hoje cerca de 350 mil obras de pacientes com transtornos mentais oriundos da arteterapia, aplicada pela Dra. Nise da Silveira (falecida em 1999), uma das precursoras desse método de tratamento no Brasil. Uma visita ao espaço equivale a um convite para refletirmos acerca de inclusão e desenvolvimento social através dos laços de afeto e compreensão.

O projeto surgiu na Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional, criado em 1946 pela conceituada médica, que inovou ao cuidar dos pacientes por meio de atividades lúdicas, como pintura e modelagem. Ao propiciar o acesso ao mundo interno deles, a iniciativa ia de encontro ao modelo usado na época, com eletrochoques, lobotomia e coma insulínico.

No decorrer do tempo, as obras feitas pelos pacientes ganharam o Brasil e até o mundo, por intermédio de exposições, filmes e publicações, que ajudaram a divulgar os conhecimentos científicos em torno do desdobramento de processos na psique humana. O museu reúne a maior coleção do gênero no mundo e se tornou um centro de estudos interdisciplinar sobre as imagens e os símbolos, possibilitando uma troca permanente entre experiência clínica, conhecimentos teóricos de psicologia e psiquiatria, antropologia cultural, história, arte e educação. Sua área de organização e pesquisa é referência internacional.

Com destaque para os trabalhos dos artistas Ênio Sérgio, Raphael Domingues, Francisco Noronha e Carlos Pertuis, o acervo passa por constante renovação, proporcionando sempre ao visitante uma experiência inusitada. As principais obras são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ter o Registro Mundial no Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Museu de Imagens do Inconsciente
Segunda a sexta, das 9h às 16h – Entrada franca
Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro
Tel.: (21) 3111-7467